É necessário cumprir padrão nos índices de perdas da água potável

Fonte: Trata Brasil

Fundamental para a vida, a água potável é um recurso que nem todos os cidadãos brasileiros têm acesso. No país, ainda existem 33 milhões de habitantes que sofrem com a ausência do recurso hídrico. Para além desse cenário, o Brasil apresenta uma grande ineficiência no controle de perdas de água tratada, em que mais de 40% da água é desperdiçada antes de chegar às residências do país, como aponta o estudo de Perdas de Água 2023, divulgado em junho pelo Instituto Trata Brasil.

Apesar dos números nacionais serem preocupantes existe cidades que têm como prioridade o controle das perdas de água e são exemplos positivos para outros municípios do país. O estudo lançado pelo Trata Brasil mostra que oito dos 100 maiores municípios do país já se encontram nos padrões de excelência estabelecidos como meta para 2034 pela portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, ou seja, 25% em perdas na distribuição e de 216 litros/ligação/dia em perdas volumétricas.

Entre os municípios nos padrões de excelência, três são da região Centro-Oeste e cinco do Sudeste, sendo esses: Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Petrópolis (RJ), Campinas (SP), Limeira (SP), São José do Rio Preto (SP) e Taboão da Serra (SP). Para classificar os exemplos positivos, o relatório faz uma avaliação conjunta dos indicadores de perdas na distribuição e de perdas volumétricas, o que permite um diagnóstico mais precisa da situação das perdas na região analisada.

Casos assim são exemplos na busca de fomentar políticas públicas, projetos e inovações, visando a implantação de programas estruturados de redução de perdas de água. A universalização do saneamento básico está diretamente atrelada aos esforços para eficiência no controle de perdas de água, ou seja, o combate às perdas será imprescindível para o acesso pleno do recurso a todos os brasileiros. Considerando que, apenas oito cidades cumprem os padrões de excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *