O papel sociocultural dos Mercados Centrais em selos dos Correios

Foto: Correios

Os Correios lançaram, na quinta-feira (7), a emissão Postal Especial Mercados Centrais do Brasil, uma homenagem a esses espaços populares que extrapolam o conceito de “lugar de fazer compras” para um ambiente de conexão, interação e convívio social. Há lançamentos previstos em Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia e Manaus, representando cada região do país. Muito conhecidos como ambientes de comercialização de produtos pouco manufaturados, como os agrícolas e os artesanais, os mercados municipais possuem grande importância econômica para o país.

“Assim como especificamente para a geração e circulação de renda local nos diferentes municípios em que estão inseridos. Uma das maiores marcas de mercados é o mercador que cresceu aprendendo com sua família, desde criança, a sê-lo; entendendo que ser parte desse lugar social não se limita, jamais, a aprender exclusivamente a vender e a comprar, mas também, e acima de tudo, a se relacionar e socializar com todos os que no mercado pisam”, de acordo com o professor Mateus Servilha, autor de artigos sobre o tema e convidado a assinar o edital da emissão.

Não somente no Brasil, os espaços guardam atributos comuns e, paralelamente, revelam experiências locais únicas, articuladas por especificidades linguísticas, produtivas, gastronômicas, artísticas e arquitetônicas. “Tais processos sociais de formação fazem de mercados um importante espaço de reprodução e construção de culturas populares locais”, afirma Mateus. Composta por cinco selos, as peças trazem um mercado para simbolizar cada região. O sudeste é representado pelo Mercado Central de Belo Horizonte, que se destaca pela valorização da cultura mineira, em especial a gastronomia.

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