A Komatsu, fabricante de equipamentos de mineração, construção e florestal, formou nesta segunda-feira (11) a 5ª turma do Programa de Imersão Komatsu (KIP). Foram 12 homens e mulheres, que participaram, e chegaram ao término da capacitação em Itabira, após uma seleção que envolveu quase 500 inscrições. No dia dois de maio, outros 10 alunos se formaram pelo programa, totalizando 59 formados na cidade. O supervisor de treinamentos da divisão de equipamentos de mineração, Hugo Luiz Fernandes acompanhou a turma.
O mercado vem demandando cada vez mais profissionais do que a cidade dispõe. Durante o programa, que tem três meses e 472h/aula ministradas, a Komatsu se dedica a informações sobre segurança na mineração. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ministra aulas teóricas sobre fundamentos da manutenção. Entre as disciplinas: Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Motor a Diesel, Eletricidade, Equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes.
“Eu, uma pessoa tímida, duvidava da minha capacidade individual e em grupo, pensava não ser capaz de absorver os conteúdos das matérias por ser tratar de algo novo. Ao decorrer do treinamento me vi crescer, desenvolver e falar em público com convicção e segurança. As inseguranças foram sumindo. Por meio do KIP eu me reinventei. O curso me ensinou que a formação de um profissional vai além de notas, competitividade. É sobre manter valores éticos, acima de tudo,” afirma Izabela Barbosa, aluna do curso.
“Sabíamos que este processo era de grande valor para todos em nossa volta. Foram três intensos meses de aprendizado técnico, e até mesmo pessoal. Tivemos contato com grandes profissionais que puderam contribuir, doando um pouco de seu conhecimento e experiência. Foi gratificante ter a oportunidade de conhecer as instalações onde são aplicados os conceitos vistos em sala de aula, além de estar perto e tomar noção da grandeza de equipamentos que conhecemos no curso,” aponta outro aluno, Pedro Henrique Castro.
Dezessete turmas foram formadas em Itabira. A capacitação é dada a jovens maiores de 18 anos, com o ensino médio completo e quem participa do curso sai apto a atuar como técnico mecânico, técnico eletromecânico e analista técnico. “Trabalhamos com duas turmas, sendo uma de conhecimento aplicado, que é o KIP, e outra de conhecimentos básicos fundamentais, no curso técnico de eletromecânica. Conseguimos atender ao mercado com profissionais, e formamos para futuras oportunidades”, disse Hugo Fernandes da Komatsu.
A aluna Dayse Camilo, de 38 anos foi uma das participantes do programa de formação técnica da Komatsu. Ela afirmou que fazer parte desse processo gerou em sua vida inúmeras oportunidades, dentre elas deixarem o exemplo para seus filhos de que sempre é possível realizar nossos sonhos. “Hoje, formada em eletromecânica tive a chance de retornar ao mercado de trabalho. Agradeço imensamente a Komatsu por essa oportunidade”, disse a formanda. O processo de aprendizagem preparou 264 pessoas em cinco anos.
Deixe um comentário