Certificações da Cemig incentivam a produção de energia limpa

Arena MRV é exemplo de uso de energia limpa. Foto: Atlético-MG/Divulgação

Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Cemig já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável (RECs) para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o cliente tenha liberdade na escolha de quem comprar a energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também conhecido como mercado cativo. A Cemig é a líder nacional no ACL e referência nesta modalidade, com uma participação de mais de 15% neste ambiente de comercialização no Brasil. Neste sentido, a Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável.

“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol), protocolo internacional para mensuração das emissões – bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de Comercialização da Cemig, Dimas Costa. No ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *