Mais uma UBS é reformada. Meta é alcançar 32, afirma o prefeito Marco Lage

A Unidade Básica de Saúde (UBS) em Senhora do Carmo, foi entregue à comunidade nesse domingo (3), após reforma estrutural completa. A meta é alcançar 32, afirmou o prefeito Marco Lage. O prédio não passava por melhorias significativas  a 28 anos, e apresentava graves problemas que comprometiam a qualidade de atendimento. Mais de 30 profissionais atuam na Unidade do distrito.

A UBS oferece clínico geral, médicos de apoio, ginecologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, farmacêuticos e ultrassonografia, além de contar com atuação da gerente, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes de saúde, motoristas, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo e da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

“A nossa cidade está cheia de serviços para oferecer à população. Agora temos estrutura e uma unidade de saúde completa, para atendimento eficaz, capaz de produzir equidade e integralidade do SUS. Que a gente possa garantir, cada vez mais, que os direitos de acesso à saúde sejam multiplicados”, discursou a gestora da Secretaria municipal de Saúde (SMS), Clarissa Santos Lages.

O telhado foi reformado, o piso substituído, e as janelas trocadas, além do sistema elétrico, e hidráulico, renovados. Foi refeito o revestimento, e instalados os dispositivos de acessibilidade ao prédio. Ainda foi trocada toda a mobília e os equipamentos da Unidade. Atualmente, a UBS tem cadastrados 2,8 mil usuários de toda região de entorno do distrito.

“Estou há 13 anos em Senhora do Carmo e sempre lutamos por esta reforma. Um espaço digno para os trabalhadores e de qualidade para a população”, declarou o médico Marcelo Marcelino dos Santos. A UBS Mauro de Alvarenga, homenageia o ex-prefeito entre 1936 e 1937. “Onde estiver meu avô, estará muito feliz”, comemorou o médico Thiago Alvarenga, neto do personagem.

“Somos uma referência regional e a nossa capacidade de atendimento tem que estar em constante evolução. Não pode uma cidade como Itabira ter unidades de saúde como era a de Senhora do Carmo quando assumimos. É uma área que movimenta milhões por ano e este dinheiro precisa chegar na ponta, no atendimento das pessoas mais simples”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Fotos: Prefeitura de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *