FSFX alerta para riscos do tabagismo, no Dia de Combate ao Fumo

Crédito: Cristian Baitg

O tabagismo, considerado por especialistas como uma doença crônica, afeta aqueles que têm dependência da nicotina, é responsável por 90% das mortes causadas por câncer de pulmão, além da relação com outros tipos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com o intuito de intensificar a sensibilização da população sobre os danos causados pelo uso do tabaco, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta terça-feira (29).

Entre as consequências causadas pelo uso estão os malefícios causados àqueles que não são expostos diretamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 15% das mortes causadas por tabagismo no mundo correspondem aos fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fazem o uso direto. São considerados estes produtos: cigarro comum ou palha, charuto, cachimbo, cigarrilha, bidi, narguilé, fumo-de-rolo e ainda os dispositivos eletrônicos (vapes).

Lina Luzia Soares de Oliveira Silva. Foto: FSFX

“É importante desmistificar a crença de que este produto seja inofensivo ou leve a menores riscos. O vape contém nicotina, que leva a dependência e que aumenta risco de AVC, hipertensão arterial e infarto. Tem mais de 80 substâncias químicas cancerígenas”, ressalta a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Lina Luzia Soares de Oliveira Silva. Ainda segundo ela, o uso do vape aumenta cerca de três vezes as chances de fumar cigarros comuns.

Entre os malefícios causados à saúde pelo uso do cigarro estão as doenças cardiovasculares e enfisema pulmonar. Compreender que o cigarro não afeta apenas os pulmões, mas também todo o sistema corporal, são fatores que contribuíram para que a estudante, Rayane Correa Martins, decidisse abandonar o vício em favor de uma vida livre do cigarro. Fumante desde os 14 anos, aos 29, a estudante decidiu parar de fumar após encontrar o apoio do Projeto Inspirar.

Foto: Arquivo

“Fumei durante a metade da minha vida. Além de prejudicar a minha saúde, o cigarro também afetava quem convive comigo como, meus pais que são idosos e meu noivo que é asmático. Hoje já me sinto muito melhor e faço caminhada todos os dias. Receber todo o apoio da equipe do programa Inspirar tem sido fundamental para alcançar esse objetivo”, comemora Rayane Correa Martins, que há um mês em tratamento, vê o alcançe de benefícios importantes.

O Projeto Inspirar é uma iniciativa da operadora de planos de saúde da FSFX, que oferece para aqueles desejarem parar de fumar, tratamento por 12 meses. Conduzido por uma equipe multidisciplinar, o projeto é desenvolvido por meio de encontros de grupos, suporte individualizado, atendimento psicológico, ações de prevenção à recaída e controle do ganho de peso, o incentivo à prática de atividades físicas, além do apoio para uso de medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *