Especialista explica causas e como tratar a queda capilar

Foto: Arquivo

A queda de cabelo é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de idade, gênero ou etnia. Existem diversas causas para a queda de cabelo, desde questões genéticas até problemas hormonais, estresse, alimentação e outros fatores. Inclusive, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a perda dos fios.

Diante disso, Paula Breder, idealizadora da filosofia PB e fundadora da marca de fitocosméticos, resolveu listar alguns dos motivos mais comuns da queda de cabelo, bem como algumas opções de tratamento e prevenção. Questões genéticas: a calvície masculina é um exemplo comum de queda de cabelo relacionada à genética. Ela ocorre quando os folículos pilosos são sensíveis a um hormônio chamado dihidrotestosterona (DHT).

E não é só nos homens que a calvície acontece, nas mulheres também! Nesses casos, ela acontece devido a interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher devido à herança genética. O problema pode começar a aparecer em qualquer fase da vida, a partir da puberdade, de forma progressiva, porém sua presença é mais comum na faixa dos 40 anos, durante a menopausa.

Problemas hormonais: os desequilíbrios hormonais também podem ser responsáveis pela queda de cabelo. Por exemplo, mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico (SOP) podem ter níveis mais altos de hormônios masculinos, o que pode levar à queda de cabelo. O tratamento da condição subjacente pode ajudar a reduzir a perda de cabelo. Medicamentos podem estimular o crescimento.

Estresse é uma das principais causas da queda de cabelo. Nosso corpo libera hormônios como o cortisol, que podem afetar o crescimento do cabelo. Além disso, o estresse também pode levar à má alimentação e à falta de sono, que podem piorar o problema. Nesses casos o tratamento implica em um objetivo: reduzir o estresse. Assim, praticar atividades de calma, como meditação e yoga, ou começar um hobby do seu agrado pode ajudar.

Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, pode levar à queda de cabelo. Por exemplo, a deficiência de ferro pode causar anemia, o que pode afetar o crescimento do cabelo. A falta de proteína também pode ser um problema, já que o cabelo é feito principalmente de proteína. Nesses casos é interessante mudar a alimentação e consumir nutrientes essenciais para o crescimento saudável dos cabelos.

“Existem diversas opções de tratamentos para prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento saudável dos fios, que vão desde mudanças de hábitos até medicamentos. A terapia a laser também é uma opção e vem sendo muito implementada, e pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. A mudança na alimentação também é ideal, pois uma dieta balanceada pode ajudar a prevenir a queda de cabelo”, afirma Paula Breder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *