Distrito de Cocais amplia ferramentas para atender turistas

Centro de Informações e Serviços Turísticos. Foto: Fernando Biagioni

A Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro (ACO) vai receber R$ 160 mil para investimento na reativação do Centro de Informações e Serviços Turísticos do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, em Cocais, e implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Barão de Cocais. O objetivo é incentivar o turismo e promover o desenvolvimento econômico e social.

A ideia é incentivar mais um meio da geração de emprego e renda na região.  Os repasses serão feitos pela Vale como parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Barão de Cocais. A primeira parcela foi depositada em agosto e outras duas serão pagas até dezembro de 2023. A Prefeitura do Município é interveniente do acordo assinado entre a ACO e a mineradora.

O roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, como sugere o nome, começa na Serra da Piedade, em Caeté, e termina na Serra do Caraça, localizada em Catas Altas, podendo ser percorrido também em sentido contrário. Formado por quatro dos 15 municípios que integram o Circuito do Ouro: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas.

Este percurso oferece aos turistas opções de passeios religiosos, gastronômicos e ecológicos.  O Centro de Atendimento será utilizado também como base de estudos e pesquisas para implantação do modelo em outros municípios do Circuito do Ouro. Em Barão de Cocais, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) será instalado na Secretaria de Cultura e Turismo.

“A reativação do Centro de Informações e Serviços Turísticos em Cocais vai contribuir para a promoção regional e para a reestruturação do trecho, além de viabilizar o levantamento de informações sobre a atividade, seus benefícios e os impactos para as comunidades dos quatro municípios”, explica Lucas Soares Silva, gerente de reparação da Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *