O papel e o trabalho do analista de informação em saúde são cada vez mais importantes e fundamentais nas organizações. A afirmação é do especialista Daniel Schwebach, vice-presidente sênior da AAPC: Medical Coding – Medical Billing – Medical Auditing, maior associação norte-americana para treinamento em codificação assistencial e certificação de codificadores em saúde. Schwebach e Gregg Hatch, vice-presidentes da AAPC, falaram sobre o tema durante a cerimônia de formatura e entrega do certificado aos colaboradores da Santa Casa BH, que concluíram os cursos: “Curso Avançado em Codificação e Análise de Informações em Saúde na Metodologia DRG” e “Curso Preparatório para Certificação em Proficiência Codificação Hospitalar”, realizado pela Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS), por meio da Parceria QualificaSUS.
A Santa Casa BH contratou os cursos para sua equipe de analistas de informação em saúde. A capacitação, desenvolvida pela SBAIS, preparou os alunos para receberem a Certificação Hospitalar em Codificação Brasil – CHC-B ™, validada pela instituição norte-americana, AAPC. O objetivo foi otimizar as informações de saúde com foco na melhoria de resultados. Essa certificação estabelece as condições de conhecimento necessárias para a geração de um banco de dados confiável, permitindo a produção de informações consistentes. “Quem recebeu essa certificação tem que sentir muito orgulho do que foi feito até aqui, pois agora é um membro da AAPC e pode se considerar entre os melhores dos melhores em codificação em saúde do mundo”, ressalta Gregg Hatch.
Paula Daibert, diretora científica da Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde, complementa. “A certificação em codificação hospitalar é muito reconhecida em todo mundo. O fato de a Santa Casa BH ter usado o recurso do Valora Minas para contratar os cursos oferecidos pela parceria QualificaSUS para qualificar seus analistas de informação em saúde foi um grande passo. A instituição vai se beneficiar de um ótimo banco de dados, excelentes resultados e vai conseguir tomar decisões ainda mais assertivas. A ideia é que nosso sistema de saúde seja cada vez mais qualificado e o paciente receba a assistência que ele merece, com muito valor.” Conforme explica Isaque Costa, gerente de Planejamento, Projetos e Orçamento da Santa Casa BH, com informações qualificadas, a Instituição poderá tomar decisões estratégicas.
Deixe um comentário