Itabira recebe avaliação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce

Fonte: Depositphotos.com/Pressmaster-Agua

Evento aberto a comunidade.

Na próxima segunda-feira (14), o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santo Antônio promove reunião plenária para avaliação e aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e seus afluentes (PIRH-Doce), e do Enquadramento dos Corpos de Água em Classes. Os estudos foram coordenados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apoiado pelos CBHs.

O encontro será realizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira e terá entre os participantes, representantes da ANA, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e conselheiros do CBH-Santo Antônio. Também são esperados representantes das demais cidades que compõem a bacia hidrográfica, usuários e entidades que atuam na preservação ambiental. O documento pode ser acessado clicando aqui.

O Plano de Recursos Hídricos é uma ferramenta de planejamento prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos, e construído a partir de um processo amplo de análise sobre dados da situação atual dos rios; projeções futuras dessas, águas de acordo com o uso do recurso hídrico; e propostas de melhoria da qualidade, considerando a realidade socioeconômica da região em que se localiza cada manancial.

O resultado é um diagnóstico preciso que descreve a realidade ambiental da bacia, definindo quais deverão ser as estratégias adotadas para solucionar os problemas ambientais identificados no estudo. Já o enquadramento visa garantir água com qualidade compatível ao seu uso. Também tem como objetivo reduzir o lançamento de poluentes, por exigir o tratamento do esgoto, conforme a classificação de cada curso d’água.

One Ping

  1. Pingback: PIRH - Doce e Enquadramento São Destaque na Imprensa - AGEDoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *