Agosto Lilás: PM lança a operação “Shamar” na praça Acrísio Alvarenga

Cabo Gustavo Santos e Soldado Tallyta Oliveira da PPVD

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (1º), o lançamento da operação “Shamar”, que no sentido literal significa “erva-doce,” planta usada na literatura orgânica como calmante. A ação se relaciona à atividades preventivas no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, além do feminicídio. A ação nacional ocorre comitantemente ao Agosto Lilás, mês de prevenção.

Delegado João

Delegado João Martins Fonseca, Investigadora Clarrisa Anício e o Escrivão Max Bruno Timóteo (Deam)

O lançamento aconteceu na praça Acrísio Alvarenga, e contou com a participação, além da Polícia Militar, também Polícia Civil, Ministério Público do Estado, OAB Mulher, Comissão de Enfrentamento a Violência Sexual e Doméstica de Itabira, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Interassociação dos Amigos dos Bairros, e Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher (Cream).

Promotor Jorge Barreto (MPMG)

Durante o mês, várias ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar serão desencadeadas. A operação ocorre simultaneamente em todo o Estado, até o dia 14 de setembro, data em que comemora 17 anos de promulgação da Lei Maria da Penha, elaborada para amparar as vítimas de qualquer modalidade de violência: física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Rosimeire Alvares de Souza “Dona Rosinha” (Interassociação), e a advogada Juliana Drummond (OAB Mulher /Comissão de Enfrentamento)

Serão realizadas ações conjuntas, entre as forças de segurança e órgãos que atuam no combate a violência contra a mulher, com ênfase em operações educativas de prevenção a violência doméstica. Itabira conta com a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) da Polícia Civil, e a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *