
Protese Fonatória. Crédito: FSFX
Na semana que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, dia 27 de julho, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do Hospital Márcio Cunha (HMC), localizado em Ipatinga, destaca o resultado de um investimento de R$ 400 mil reais destinados ao Projeto de Reabilitação Fonatória, iniciado em 2022, que promove a reabilitação da fala de pacientes que perderam a voz, vítimas de câncer de laringe.
A oportunidade segundo a FSFX, só foi possível, por meio de emenda parlamentar, destinada pelo Deputado Federal, Patrus Ananias. Para a gerente de Relações Institucionais e Captação de Recursos da FSFX, Vanessa Moura Vieira, avançar na captação de recursos excepcionais para a Instituição é uma ponte fundamental para desenvolver projetos capazes de melhorar a assistência ao paciente com o objetivo de ofertar mais qualidade de vida.

Protese Fonatória. Crédito: FSFX
“O incentivo financeiro conquistado é fruto de um trabalho constante da Fundação na captação de recursos públicos, na busca por incrementar a oferta de serviços realizados para o público SUS, a partir de um atendimento cada vez mais completo e humanizado”, declara Vanessa Vieira. O projeto assistiu até o momento, 12 pacientes na Unidade de Oncologia e possibilita a reabilitação da fala por meio de um dispositivo móvel, a laringe eletrônica, sem cirúrgica.
O equipamento movido à bateria recarregável e posicionado próximo à garganta, reproduzindo voz robótica. “Devolver a capacidade de falar a essas pessoas é um processo de inclusão muito importante para estabelecer sua comunicação com o mundo. É uma forma de proporcionar mais qualidade de vida”, celebra o cirurgião de cabeça e pescoço da FSFX, Clineu Gaspar. A campanha “Julho Verde” é criação da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).
Deixe um comentário