Programa Mais Energia leva equipamento de grande porte a nova subestação da Cemig

Crédito: Cemig/Divulgação

Conceição do Mato Dentro  a 105 quilômetros de Itabira recebeu, em julho, o equipamento denominado Subestação Compacta Integrada (SECI), que é parte da nova subestação (SE) que será instalada na cidade. A unidade possui uma concepção tecnológica moderna, pré-montada em fábrica, o que permite uma economia de tempo e espaço na construção da instalação. Para realizar o transporte da unidade dentro do município, a Cemig contou com o apoio da guarda municipal.

Com quatro novos alimentadores (circuitos que transportam a energia até as os bairros), todas as operações da subestação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição da Cemig, em Belo Horizonte. Totalmente digitalizada, a SE possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão. Isto reduz o tempo de interrupção, em caso de falhas ou ocorrências acidentais no sistema elétrico.

Crédito: Cemig/Divulgação

O empreendimento terá capacidade de transformação energia suficiente para garantir o fornecimento adequado de energia elétrica para cerca de 30 mil unidades consumidoras. “Assim que o empreendimento entrar em operação, vai ser possível desativar a linha de Conceição do Mato Dentro e Guanhães, que possui estruturas de madeira. Com a nova estrutura, o sistema elétrico fica muito mais resistente a queimadas, o que infelizmente é um problema muito comum na Serra do Cipó”, afirma o diretor de Distribuição da Cemig, Marney Antunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *