Pesquisa indica que 35% das mulheres empreendem por vocação

Foto: Arquivo

Uma pesquisa inédita, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como: “Empreendedora por Vocação”, ou seja, que sempre tiveram visão de negócio para identificar as oportunidades e que foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo. O levantamento, que teve como objetivo entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras, também revelou que 25% empreendem para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente.

“A Serasa Experian reconhece a importância de auxiliar todos os empreendedores brasileiros, principalmente as mães e mulheres que atuam neste ramo. Por isso, decidimos realizar esta pesquisa para mergulhar no perfil atual de empreendedoras e como elas encaram seus negócios. Assim, conseguimos entender quais são os produtos e serviços mais adequados para apoiá-las durante a jornada”, declara o vice-presidente da Serasa Experian, Cleber Genero. Ainda segundo a pesquisa, 62% das entrevistadas disseram empreenderem sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% de médio porte.

Os segmentos mais comuns foram Serviço (57%), Comércio Varejista (24%), Indústria (4%), Atacado (3%) e Outros (12%). Entre as principais motivações: “sempre tive visão de negócio para enxergar onde estão as oportunidades” (81%); “fui incentivada a ter meu próprio negócio desde cedo” (61%); e “desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que é a melhor forma de ganhar dinheiro” (97%). Origem da renda e independência financeira: a origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *