FSFX: relatório de sustentabilidade

Arte: Divulgação/FSFX

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) apresentou seu relatório de sustentabilidade de 2022. A publicação traz indicadores socioambientais, econômicos e as principais informações sobre o desempenho e práticas de gestão realizadas pela instituição. Em resumo, manteve investimentos em tecnologia, em novos postos de atendimento, na implementação de normas e processos e no desenvolvimento de pessoas, buscando um progresso contínuo na excelência dos serviços prestados. O documento foi produzido com base nas normas do Global Reporting Initiative (GRI).

Em termos de expansão e manutenção da assistência, em 2022, a FSFX iniciou as atividades no Centro Médico da Usisaúde, na Baixada Santista (SP), e inaugurou o Centro de Terapia Renal Substitutiva da FSFX, em Timóteo, que representa um progresso no tratamento de doenças renais crônicas a pacientes da região, com aporte de R$ 10 milhões. A implantação pioneira do software “Dr. Marvin”, que recorre a técnicas de inteligência artificial para a análise de contas e auditoria médica, também foi destaque entre as ações desenvolvidas na região Leste de Minas.

Em 2022, a incorporação tecnológica seguiu como estratégia recorrente no processo de evolução da Fundação, com impactos positivos na experiência do cliente. A prática de parcerias com startups reforça um espaço aberto à inovação consolidado dentro da Instituição. Somente em 2022, a Fundação iniciou projetos em frentes distintas, viabilizando a construção de BI gerenciais e operacionais, assim como a gamificação para a promoção da saúde, a automatização dos processos relacionados à linha de cuidado do paciente, além da evolução da gestão de pesquisa de satisfação dos clientes.

 O ano também foi de avanço na Gerência de Qualidade, que passou por uma reestruturação com a incorporação do Núcleo de Segurança do Paciente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Assim, a área passou a denominar Gerência de Qualidade e Excelência em Saúde, o que permitiu maior alinhamento com as práticas instituídas no HMC, além de proporcionar maior integração entre as equipes, fortalecendo a segurança e a qualidade assistencial. Em 2022, houve, ainda, a manutenção da certificação ISO9001 – 2015 no CSFX, na Usisaúde e no Vita, além de ONA – nível 3 – excelência e DIAS NIAHO no HMC.

No âmbito da educação, sob a gestão da Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX), a Instituição optou pela implementação de novas e arrojadas estratégias que redirecionaram os vetores do desempenho institucional. A parceria entre o poder público e iniciativa privada também tem sido construída com sucesso pela FESFX. A adesão do Colégio ao programa Trilhas do Futuro, que proporciona a formação gratuita a alunos do ensino médio da rede estadual e de outras redes de ensino, reforça a vocação filantrópica da instituição, assim como o volume de exames dedicados à candidatura das bolsas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *