HNSD ganha acelerador linear para equipar Centro de Radioterapia

Crédito: Prefeitura de Itabira

Nesta segunda-feira (03), o prefeito Marco Antônio Lage e o deputado federal Weliton Prado visitaram o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Foi o parlamentar autor de duas emendas parlamentares para a construção da unidade de radioterapia da instituição. O prefeito e o deputado foram recebidos pelo provedor do HNSD, Antônio Márcio Labruna, e pelo diretor-executivo, Alexandre Coelho. Também participou do encontro a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Clarissa Santos Lages.

Crédito: Prefeitura de Itabira

Weliton Prado anunciou que garantiu recursos para que o HNSD adquira o acelerador linear: um equipamento de alta tecnologia, desenvolvido para emitir radiação em tratamentos para combater ou diminuir o desenvolvimento do câncer. Usado na radioterapia, o equipamento de ponta trabalha gerando uma forma de radiação ionizante, direcionando para a área onde está localizado o tumor. Com um custo acima de R$ 6 milhões, o acelerador linear garante mais precisão, eficácia, terapias mais rápidas e tranquilidade ao paciente.

Crédito: Prefeitura de Itabira

O parlamentar ressaltou que a estimativa é que nos últimos dez anos, mais de 100 mil pessoas morreram por falta de radioterapia. No Brasil, nesse mesmo período, apenas dois aceleradores lineares foram colocados na rede pública por meio de emendas parlamentares. Um desses aparelhos está em Uberlândia, por meio de emenda do deputado federal. Weliton Prado explicou ainda que sem um acelerador linear é bem possível que daqui a uns anos Itabira não consiga atender a demanda de pacientes que necessitam da radioterapia.

Foto: Arquivo. Imagem ilustrativa

“Parabéns ao HNSD. Estamos muito felizes de ver essa obra em pleno andamento. Sabemos da dedicação do provedor Márcio Labruna, que junto com o prefeito Marco Antônio, que nos deu toda a abertura e se colocou à disposição para o que precisássemos, porque sabemos que ninguém faz nada sozinho, estamos atentos para garantir que o equipamento chegue aqui o mais rápido possível, pois já garantimos os recursos para que a entidade possa adquirir o acelerador linear e realizar a radiocirurgia aqui”, explicou Weliton Prado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *