Ribeirão São José e Mata do Bispo terão Gestão Colaborativa

Eleição dos conselheiros

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoveu a eleição para composição do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Ribeirão São José e da Reserva Biológico Mata do Bispo. A eleição ocorreu em formato presencial, no jardim do parque, e significa mais uma etapa para fortalecimento do programa Mosaico de Unidades de Conservação, que busca a gestão integrada dos espaços verdes e de desenvolvimento sustentável do município. A composição do Conselho tem cadeiras para a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reunindo representantes das administrações municipal, estadual e federal.

Denes Lott

Já para as cadeiras da sociedade civil, houve a nomeação de representantes de empresas da região como a Belmont e Bemisa, representantes da associação de bairro do Ribeirão São José de Cima, o Instituto Bromélia como entidade de proteção ao meio ambiente e o UniFuncesi como instituição de ensino superior. O mandato tem duração de dois anos e possibilidade de recondução por mais dois. O secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, explicou a relação dos conselhos com o programa Mosaico de Unidades de Conservação. Na próxima quinta-feira (7 de julho) acontecerá a eleição do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Alto do Rio Tanque, na comunidade da Serra dos Alves. Dando andamento a constituição de colegiados para dar voz a comunidade da região.

Colegiado Eleito

“Os conselhos consultivos das unidades de conservação têm por finalidade auxiliar o órgão gestor da unidade nas tarefas de implementação e propositura de diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da unidade de conservação e de sua zona de amortecimento”, esclareceu Denes Lott. As reuniões acontecerão em três datas ao logo do ano. Os conselheiros acompanharão toda a logística, atividades e eventos que serão executados nas unidades de conservação de Itabira. Após a eleição, houve a primeira reunião ordinária do conselho com a seguinte pauta: aprovação do calendário de reuniões deste ano, distribuição do Regimento, e agendamento do treinamento dos conselheiros.

Fotos: Prefeitura de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *