Plano de Desenvolvimento Regional é tema de encontro na Cidade Administrativa

Foto: Acita

As Associações Comerciais, Industriais, de Serviços e Agropecuárias participantes do Plano Regional de Desenvolvimento do Médio Piracicaba, se reuniram dia 27 de junho, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Participaram: Marcel Dornas Beghini, Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais; e Lucas Pitta, Subsecretário de Desenvolvimento Regional. As entidades de classe formalizaram aos gestores do Governo Estadual, solicitação para que, promova a elaboração do estudo técnico denominado: “Duplicação das BRs 381 e 262 – Estudo dos Impactos e Oportunidades Socioeconômicas para a Região do Médio Piracicaba”.

Eugênio Muller, coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento, explicou aos secretários a relevância da iniciativa. “Este estudo é de suma importância para que a região possa, antes das obras serem concluídas, se preparar adequadamente para assegurar o pleno aproveitamento das oportunidades, e a mitigação dos impactos negativos, oriundos da duplicação destas rodovias. Estamos cobrando do Governo de Minas uma pequena contrapartida de R$ 300 milhões que nossas cidades geram anualmente com a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem),” disse o coordenador.

Eugênio Muller. Foto: Arquivo

O grupo também entregou o relatório de demandas para mão de obra na região, fruto de pesquisa realizada pelas Associações Comerciais, entre os meses de março e abril de 2023, com 251 empresas de oito cidades, que permitiu identificar nicho e oportunidades de emprego urgentes, e com necessidade de profissionais em carência. “Queremos um completo e bem elaborado estudo, que nos permita, dar um salto em competitividade territorial, com a consequente melhoria dos indicadores de desenvolvimento, redução das vulnerabilidades socioeconômicas e a urgente diversificação econômica,” acrescentou Eugênio.

O resultado da pesquisa vai subsidiar o Governo de Minas na decisão sobre quais serão os cursos mais apropriados para cada município, dentro do programa “Trilhas do Futuro”. Esta iniciativa das Associações Comerciais inédita no Estado, var representar avanço considerável. E desta forma, o Estado vai ofertar qualificação profissionalizante que realmente tenha demanda, permitindo o melhor uso dos recursos públicos. Como consequência, os alunos terão mais facilidade para encontrar vagas no mercado de trabalho, ou oportunidades para empreender nas áreas que houver demanda, em acordo com a realidade local.

Foto: Acita

Ainda como vantagens, as empresas poderão contar com colaboradores bem preparados em profissões exigidas pelo mercado, além de reduzir índices de desemprego, diante da profissionalização nos setores onde há carência de mão de obra. No encontro também foi cobrada a posição sobre a Licença Ambiental da Mina de Água Limpa, em Rio Piracicaba. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Rio Piracicaba (Aciarp), Afonso Alves foi informado que o processo deve ser concluído até o mês de agosto. A reunião contou com presença dos presidentes de sete Associações Comerciais da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *