Por Samuel Iginio
Projeto de lei 5.437 de 16 de junho de 2023 determina que 28 de setembro é o “Dia da Mata do Limoeiro”. Esse é um Projeto de Lei idealizado pelo Biólogo Samuel Iginio, apoiado pelo gerente do parque Alex Amaral Oliveira e protocolado pelo vereador Júlio Rodrigues (Júlio do Combem). Agora, uma Unidade de Conservação Estadual terá um dia para ser celebrada no calendário oficial de Itabira.
Apesar do papel fundamental na conservação da biodiversidade, na Mata, são realizadas ações importantíssimas, voltadas à comunidade, como: Volta da Mata do Limoeiro, Cinema no Parque, Ecofolia, e Natal em Comunidade, entre outras.
Além de proporcionar uma experiência única aos visitantes através da Trilha dos Sentidos, o parque possui dois passaportes: “Passaporte Mata do Limoeiro” onde o visitante pode registrar suas experiências de viagens pelos distritos de Itabira; e “Passaporte Aves do Limoeiro”, nele, os amantes das aves poderá registrar suas visualizações na Unidade de Conservação.
Vale destacar que o parque, em 2022, sofreu um dos maiores incêndios já registrados. Foram somados esforços de mais de 100 pessoas no combate às chamas.
Deixe um comentário