Pedagoga afirma que estudar diariamente contribui para o aumento da autoconfiança

Foto: Divulgação

O hábito é um comportamento aprendido e repetido regularmente, de forma consciente ou não, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Ao reconhecer uma atividade, o cérebro poupa energia e passa a se dedicar a coisas novas. Assim, temos mais segurança para executar uma tarefa, pois já estamos acostumados com ela. No processo de aprendizagem, ao criar o hábito de estudar todos os dias, por 30 minutos, por exemplo, é possível compreender melhor um assunto e aperfeiçoar as próprias habilidades.

“Durante o ano letivo, diversos temas são expostos aos estudantes, que precisam compreendê-los para uma fixação eficiente no cérebro. Logo, é essencial ter organização e criar o hábito de estudar diariamente, e, assim, facilitar o caminho para o aprendizado”, conta Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência de educação e desenvolvimento infantil. A profissional ainda afirma que essa prática pode levar ao aumento de foco e autoconfiança, além de ampliar a capacidade de concentração.

Os alunos que desenvolvem, rotina de estudos, têm melhor compreensão e fixação do conteúdo. É fundamental ainda que cada estudante tenha um local de estudo livre, sem muitos estímulos visuais e siga um cronograma, alternando assuntos. Assim, é possível evitar a ansiedade, o cansaço e sobrecarga. “Minha filha entende que tem a hora certa para tudo, para as atividades e para brincar. Ela compreende o compromisso com o estudo e sempre tiramos um tempinho do dia para isso,” avalia Priscila Sandri, mãe da aluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *