“Junho Laranja” é o mês dedicado à conscientização das doenças do sangue

A anemia é uma condição de saúde que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Uma das principais causas da doença em mulheres em fase de reprodução está relacionada ao período menstrual e à deficiência de ferro, que atua na formação de células sanguíneas e no transporte de oxigênio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta 33% das mulheres não grávidas, 40% das grávidas, e 42% das crianças. O alerta é feito no “Junho Laranja”, dedicado à conscientização sobre doenças do sangue.

De acordo com a ginecologista Bárbara Layza Costa Barros, a anemia ocorre quando há uma diminuição de glóbulos vermelhos ou na concentração de hemoglobina no sangue, levando à falta de oxigênio no corpo. “A anemia pode ser causada pela deficiência de um ou mais nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, sendo a deficiência de ferro uma das principais e está diretamente ligada ao ciclo menstrual”, afirma. Ela explica que durante o ciclo menstrual, muitas mulheres experimentam um fluxo sanguíneo intenso.

Essa perda de sangue contém uma quantidade significativa de ferro, que pode levar à diminuição dos níveis do nutriente no organismo e, consequentemente, à anemia. A prevenção e o tratamento da anemia relacionada ao ciclo menstrual envolvem estratégias específicas. “É importante que as mulheres mantenham uma alimentação balanceada e rica em ferro, incluindo alimentos como carnes vermelhas, vegetais verde-escuros, leguminosas e grãos integrais, e em alguns casos, a ingestão de ferro em sais ou comprimidos”, completa Bárbara Barros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *