Itabira: mais de 60 pessoas participam da Conferência de Cultura

Crédito: Denise Félix

Aconteceu nesta quinta-feira (15), na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Itabira, com o tema “Democracia e Direito a Cultura,” evento realizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural. “Realizamos a Conferência em total consonância com as discussões fomentadas atualmente pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG)”, avaliou Denise Félix, presidente do colegiado. O gestor da Secult-MG, Leônidas Oliveira contribuiu na divulgação do evento.

Delegados eleitos. Crédito: Denise Félix

A Conferência Municipal elegeu cinco delegados, e definiu diretrizes para a etapa Estadual: Stael Souza, Lucas Lage, Norberto de Jesus, Denise Félix e Genésio Reis. Houve intervenção artística com Diego Malabares, e show com Tiago Skip. A Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (Aifa) expôs seus produtos de economia criativa. “Mais de 60 pessoas ligadas ao trabalho cultural participaram da Conferência, e muitos elogiaram o alto nível das discussões propostas,” afirmou Denise Félix.

Atrações artísticas. Crédito: Denise Félix

“Foi um trabalho muito bem pensado e articulado pelos Conselheiros Municipais, com apoio da FCCDA, e ampla divulgação nas diferentes redes sociais, e nos grupos de artistas em linha de transmissão. Acredito que estamos vivenciando um momento novo. Estamos agora, com uma gestão no Ministério da Cultura, através de Margareth Menezes, que contempla a audição pública, maior fomento às leis de incentivo, buscando democratizar ainda mais seu alcance, e a inclusão de segmentos artísticos muito pouco contemplados, até então,” aponta a presidente do Conselho de Política Cultural.

Produtos da Aifa. Crédito: Denise Félix

Foram quatro painéis abordando subtemas, e apurando propostas que serão defendidas na Conferência Estadual de Cultura. “Ficamos felizes e otimistas com os resultados. Até porque, foi considerada por muitos presentes, como a melhor Conferência Municipal de Cultura, dos últimos tempos em Itabira. E através deste trabalho alicerçado na escuta, e até mesmo, na busca ativa de nossos artistas e demais parceiros. Assim, seguimos otimistas rumo aos novos passos,” concluiu Denise Félix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *