Programa de Pós-Graduação da Unifei recebe visita de coordenadora da Federal de Roraima

Foto: PPGEC-IFQ/Unifei

Com o apoio do Instituto de Física e Química (IFQ) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu, nos dias cinco e seis de junho, a visita da professora Dra. Ivanise Maria Rizzatti, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atual coordenadora da Área de Ensino (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nos dois dias, ela se reuniu com mestrandos e professores do PPGEC e com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, professor Edmilson Otoni Corrêa, e pôde ter uma ideia de toda a infraestrutura que a UNIFEI oferece para as atividades do Programa. Segundo o coordenador do PPGEC, professor Luciano Fernandes Silva, a visita faz parte da busca de melhoria constante da interlocução com a CAPES e com a coordenação da Área de Ensino, no sentido de promover os processos de avaliação de pós-graduação.

Na segunda-feira (5), a professora Ivanise se reuniu com mestrandos que ingressaram no PPGEC em 2022 e 2023. A docente incentivou os estudantes a lerem os documentos referentes à Área 46 da CAPES e defendeu que as Ciências devem dialogar com a sociedade. Ela também questionou o que cada discente esperava com seus estudos e como o novo formato da Educação Básica estava sendo tratado nas pesquisas em andamento ou a serem realizadas. A professora se reuniu também com os professores do PPGEC.

Na terça-feira (6), a professora Ivanise proferiu a palestra “PPGEC e a transposição entre saberes científico e escolar: um olhar para a formação de professores”, da qual participaram professores e alunos dos cursos de Licenciatura da Unifei e do PPGEC. Ivanise apresentou a estrutura da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no que se refere às diferentes 49 áreas da Pós-Graduação, enfatizando a Área 46, relacionada ao Ensino, que é a terceira maior da CAPES.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *