Orquestra Ouro Preto volta a Itabira neste sábado (17)

Orquestra Ouro Preto. Foto: Arquivo

Itabira receberá a Orquestra Ouro Preto e o multiartista Antonio Nóbrega para celebrar o encontro entre o erudito e o popular no espetáculo “Tirando a Casaca”, que chega neste sábado (17), para única apresentação às 19h30, em frente ao Parque da Água Santa, com entrada franca. O encontro é uma realização da Castro Lobo Produções, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabira. Em 2022 a Orquestra visitou a cidade com o concerto “The Beatles” levando cerca de cinco mil pessoas ao mesmo local.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto convida o público a um mergulho profundo nas raízes musicais brasileiras, a partir de obras que viajam entre o frevo, o maracatu e outros ritmos nordestinos com um repertório que reverencia a obra de Nóbrega e de compositores que fizeram parte do Movimento Armorial, unindo a dança, a voz e a orquestração. A união entre esses universos resulta em releituras inéditas de peças como Mateus Embaixador, Canjiquinha, Despedida, Tirando a Casaca e tantas outras.

“É um dos movimentos musicais mais complexos, mais incríveis que esse país já produziu, nessa tentativa mágica de ter um Brasil mais brasileiro, que deixou marcas profundas, em mim, na arte, e na Orquestra Ouro Preto. É sempre muito bom rever esse repertório, é sempre muito bom estar junto com o Nóbrega que, neste concerto, não só toca violino junto com a orquestra, mas dança e canta vários clássicos”, adianta o maestro Rodrigo Toffolo. Nóbrega é instrumentista, cantor, dançarino, ator e compositor.

“A presença desses universos na minha vida foi de tal forma que influenciou não só meu fazer artístico, mas também minha visão de mundo, minha forma de pensar. Está tudo contaminado com o mundo cultural popular. Quando a Orquestra incorpora pandeiro, instrumentos de percussão como faz nesse espetáculo, ou quando toco um bandolim e canto músicas ritmadas a partir de uma ciranda ou um maracatu, e esse universo é apresentado com uma orquestra, estamos celebrando esse conluio”, garante Antonio Nóbrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *