Fomentar a cultura empreendedora, gerar e acelerar negócios locais e incrementar renda de forma sustentável é o objetivo do projeto Germinar, uma iniciativa da Vale, em parceria com a Semente Negócios, para contribuir com o desenvolvimento social e econômico de territórios onde a empresa atua. O projeto será implementado pela primeira vez no município de Nova Era, a quase 40 quilômetros de Itabira. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até dia 26 de junho, por pessoas acima de 18 anos, associações, startups, microempreendedores e cooperativas que desejam criar e acelerar seus negócios com propósito e impacto positivo para a sociedade.
Para participar é necessário que pelo menos uma das pessoas do grupo inscrito seja morador de Nova Era. É também requisito que seu negócio ou proposta seja de um dos seguintes setores: Economia Circular; Produtos Orgânicos, Gastronomia Local (exceto bares e bebidas), Cooperativismo e formação de redes, Ecossistema de inovação e impacto, Identidade local; Negócios cultura, e criatividade. Na primeira etapa do projeto, serão realizadas capacitações com temas como gestão de negócios, formalização jurídica das empresas, além de dinâmicas para formação de grupos e remodelação dos negócios. Podem participar da iniciativa negócios já existentes, que busquem se desenvolver.
Ao final do processo, uma banca avaliadora selecionará 15 propostas que seguirão para a etapa dois, de aceleração dos negócios, quando haverá formação administrativo-gerencial; orientação para captação de recursos e abertura de novos mercados; construção e atualização de redes sociais e site com foco em comercialização e desenvolvimento de produtos. “Nosso intuito é promover a prosperidade econômica e social, por meio da inovação e empreendedorismo, dando autonomia às comunidades,” comenta Sérgio Costa, Gerente de Sustentabilidade da Vale para Estrada Ferroviária Vitória Minas e Espírito Santo (EFVM-ES).
Deixe um comentário