Solução para engajamento de equipes em programas de treinamento empresarial

Elaine Resende

Especialista Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão compartilha dicas

Os treinamentos corporativos são disponibilizados para qualificar as pessoas e influenciar no crescimento sustentável da empresa, porém, muitas vezes são encarados como processos maçantes, obrigatórios e sem valor pelos participantes por não se sentirem atraídos pelo formato ou pela didática do treinamento. Por isso, Elaine Resende, diretora de engajamento e gestão do Grupo Take 5, especialista em treinamento corporativo à distância, elencou estratégias eficazes para envolver o time e fazer a diferença quando o assunto é aprendizado corporativo.

Para ela, ter engajamento na educação corporativa significa contar com pessoas interessadas e que estão abertas a aprender, desfrutar e se dedicar às iniciativas de capacitação que são propostas, cumprir os prazos e obter bons resultados nas avaliações. Um ambiente leve e que desperte a interação positiva dos participantes contribui muito para um bom clima organizacional, mas não é só isso que desperta a atenção. “Para conquistar o tal do engajamento, passa-se por um processo que exige conhecimento e personalização,” diz Elaine. Para ela, a personalização é uma palavra-chave para um programa de treinamento.

É necessário conhecer os usuários do programa de educação corporativa para conseguir impactá-los com o conteúdo esperado e na linguagem e formato mais adequados. Investigar na rotina, expectativas, o que os motiva, o que eles consideram útil e o que não lhes interessa saber é essencial para definir a estratégia.“Nem sempre é fácil chegar num modelo de programa customizado que fale a língua dos participantes, mas, quando a empresa reconhece o valor de conhecer o seu público e pauta sua estratégia sobre isso, é incrível como o processo flui e as escolhas fazem sentido”, diz a especialista Elaine Resende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *