FSFX alerta: baixas temperaturas agravam dores e rigidez nas articulações

Reumatologista Guilherme da Silveira Campos. Foto: FSFX

O tempo frio e seco do inverno é um momento típico para se resguardar de uma série de doenças. Apesar dos quadros respiratórios e gripais serem os mais comuns e lembrados, há outros problemas de saúde que exigem cuidado redobrado nessa época do ano: os reumáticos. Estes pacientes devem ficar atentos a temperatura, que costumam agravar as dores e a rigidez nas articulações. As doenças mais conhecidas pela medicina: artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite, bursite, febre reumática, artrite reumatoide, e lúpus, dentre outras. Algumas ainda podem comprometer outras funções e órgãos: rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Sintomas mais comuns dos pacientes reumáticos são as dores articulares, de origem inflamatória. Elas são mais intensas pela manhã e, com o passar do dia, vão melhorando conforme o movimento do corpo. Também há aqueles que apresentam dor articular mecânica, que se agrava com a movimentação. Outros sintomas incluem prostração, perda de peso, lesões cutâneas, úlceras na boca, olhos avermelhados e febre. “Sinto muitas dores no tornozelo, sola dos pés, punhos e dedos das mãos. No inverno, fica ainda pior, pois as articulações ficam mais inchadas e os membros mais rígidos, principalmente pela manhã”, relata a técnica de enfermagem Luciana Santos Silva Neves.

“Outro fator pode ser a redução da vascularização da medula óssea, o que pode causar dor, assim como a diminuição da viscosidade do líquido sinovial, responsável por lubrificar a articulação. Durante o tempo mais frio, notamos queixas frequentes de aumento das dores dos pacientes. Não existe uma só justificativa para o aumento da dor nesta época, mas a sensação de que a dor piora está relacionada a vários fatores. Um deles seria porque no frio as pessoas ficam mais retraídas, tendem a fazer menos exercícios físicos e, com isso, aumenta o mecanismo de dor”, comenta o reumatologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Guilherme da Silveira Campos.

O médico ainda reforça que alguns pacientes podem sofrer do fenômeno de Raynaud, em que o frio causa cianoses nas extremidades do corpo, deixando as mãos ou os pés de cor roxa, ao serem expostos ao frio. A estudante Priscila Alves Lopes faz tratamento de lúpus há mais de seis anos e relata que  costuma sofrer com a dor generalizada nas articulações durante o frio mesmo com os hábitos preventivos que adota. “As mãos, pés, joelhos e dedos ficam bem inchados, doloridos e atrofiados. Por isso, faço compressa e bolsa de água quente nos locais de dor, além de fazer pilates e fisioterapia regularmente”, afirma a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *