Como economizar na hora de comprar o presente para o Dia dos Namorados

Quase 100 milhões de pessoas devem ir às compras neste Dia dos Namorados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, o que representa um aumento de 8% em comparação com 2022. Entre tantas opções, é preciso ficar atento para não fugir do orçamento, nem contrair dívidas desnecessárias.

“Essa é uma data em que o mais importante é a relação e a demonstração de amor e de carinho. Não vale a pena se endividar para comprar algo caro, nem mesmo assumir um parcelamento, pois isso afeta as despesas futuras. É importante planejar e pesquisar bem antes de comprar qualquer coisa por impulso,” recomenda Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações de tecnologia e inovação para crédito pessoal online.

Ela separou dicas para economizar na hora de comprar o presente:

Estabeleça um valor limite

Coloque no papel o valor real que você pretende e pode gastar no presente, sem comprometer outros gastos. Com o valor exato de quanto pode usar, você encontrará o presente ideal dentro das suas condições.

Pesquise antes de comprar

Não compre na primeira loja que encontrar. Pense em alguns possíveis presentes e pesquise os preços e as condições de compra em pelo menos três lugares, além da internet.

Prefira pagar à vista

Antes de optar pelo parcelamento, verifique quais serão suas obrigações futuras. Se o presente for caro e as parcelas couberem no orçamento dos próximos meses, parcele, mas dê preferência para o pagamento à vista.

Faça algo especial

Se o dinheiro for problema, use a criatividade e faça o presente com as próprias mãos. Pode ser um arranjo de flores, um café da manhã na cama, um cartão ou porta-retrato que traga o registro de um momento especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *