População deve ter máxima atenção com a rede elétrica durante as festas juninas

Crédito: Agência Minas/Robson Vasconcellos

Com a chegada de uma das festividades mais populares do Brasil, a Festa Junina, a Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos, para se evitar acidentes de natureza elétrica. A tradicional festa folclórica comumente deixa as ruas ornamentadas. Assim, com o início do mês de junho, muitas pessoas já se preparam para instalar as decorações que fazem parte dessa época, seja nas ruas, escolas ou residências.

“Em vias públicas e praças, enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes ou padrões, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso na manutenção do sistema. Outra recomendação importante. As linhas de sustentação das bandeirinhas devem ser feitas de barbante ou linha de pesca, mas nunca de arame, fio metálico ou linha chilena”, ressalta Lauro Fernando Ribeiro, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig.

“Fogo não combina com eletricidade e nem com mato seco. Portanto, recomenda-se que as fogueiras não fiquem embaixo de redes elétricas ou linhas de transmissão e também fiquem longe da vegetação. Até porque estamos no início do período seco, e o risco de queimadas é muito grande”, orienta o especialista em segurança da companhia. Além dos enfeites aéreos, muitas pessoas fazem fogueiras, principalmente nas cidades mais frias, como forma de aquecer a quem estiver próximo.

Ainda segundo ele, os fogos de artifício são potencialmente perigosos se forem projetados contra as redes elétricas. “O ideal é soltá-los em locais descampados, e devem sempre ser manuseados por um adulto”, alerta. O gerente lembra que os famosos balões, apesar de não serem típicos em Minas Gerais, são potencialmente causadores de acidentes com a rede elétrica, podendo causar falta de energia e colocando em risco edificações, florestas, distribuidoras de combustíveis e fábricas.

Festas em praças e ruas necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som. Dessa forma, os organizadores devem solicitar com antecedência mínima de 48h uma ligação provisória junto à Cemig. Não é permitido fazer ligações clandestinas (gatos), que além de ser crime, podem causar acidentes graves. Tampouco é recomendada a conexão com a rede particular de um imóvel regularmente ligado pela Cemig, pois a carga pode gerar uma sobrecorrente e causar incêndios e outros acidentes também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *