Inaugurado o Centro Olímpico Itabira com capacidade de atender 800 atletas

No último sábado (3) foi inaugurado o Centro Olímpico Itabira (COI) para atender aproximadamente 800 pessoas, até o segundo semestre de 2023. O mais novo espaço esportivo, está instalado no galpão onde existia no passado a Malharia Fio de Ouro, na rua Roraima, 105, Amazonas. O local foi todo reformado e agora acolherá aulas de atletismo, do salto à distância, triplo, em altura e lançamento de peso, além da ginástica de trampolim. O COI homenageia José Augusto das Neves, antigo dono do local, representado pelos filhos: Leo, Giovanna e Bethânia.

Na parte interna, galpão equipado com materiais da ginástica de trampolim e academia. Na parte externa, pista de atletismo e de esportes paralímpicos, como a cancha de bocha. A cerimônia de inauguração foi carregada de emoção. O prefeito Marco Antônio Lage, em seu discurso, ressaltou a importância do local, que vai atender todas as classes sociais. “Estamos inaugurando um Centro Esportivo entre os 10 maiores de Minas Gerais. Os projetos desenvolvidos aqui terão custo zero para a população. Um espaço de excelência onde todos terão a mesma oportunidade”, disse.

O COI coloca a cidade em destaque para preparar novos atletas, e para participar de competições. A gestora da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda agradeceu o apoio do governo na valorização do esporte na cidade. “Nós temos muito ainda a entregar para Itabira. É muito bom ver a comunidade abraçando os nossos projetos e isso impulsiona ainda mais os investimentos no esporte. Em dois anos e meio, tivemos um investimento total de mais de R$ 30 milhões. Isso é inédito e cumpre o que determina o Plano de Metas Itabira Agora”, disse a secretária.

Um dos idealizadores da modalidade, Márcio Guerra, estava visivelmente emocionado com a realização do antigo sonho. “Nós começamos este trabalho no chão, literalmente na terra. E hoje, 23 anos depois, conseguimos este centro esportivo. É uma felicidade poder trazer essa estrutura para os atletas. Com as condições que temos aqui, poderemos buscar e conquistar muito mais”, declarou o professor. “Aqui a gente vai receber e sediar eventos federados. E a população terá a oportunidade de movimentar a economia com a cadeia produtiva do esporte”, finalizou Natália Lacerda.

Ex-atletas da ginástica de trampolim fizeram uma apresentação e mostraram que o esporte continua uma potencia no município. Uma delas, Maiara Guedes, contou da felicidade em participar deste momento histórico para a ginástica. “De fato, vimos isso aqui como a realização de um sonho. A gente veio de uma época que o esporte era bom, mas sem estrutura. Ganhamos várias medalhas sem os equipamentos básicos. Tenho a esperança que daqui vão sair atletas olímpicos, atletas em nível de competição mundial”, concluiu a desportista durante a entrega do novo espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *