Até 31 de agosto, Museu de Itabira recebe a exposição sobre centenário do CNSD

Fonte: CNSD

O Museu de Itabira recebe a exposição “CNSD: 100 anos de missão” até o dia 31 de agosto. A abertura da mostra ocorreu no dia 31 passado, marcado por emoções, discursos carinhosos das autoridades e pessoas da comunidade, com a história ligada à instituição de ensino. Na mesma data foram lembrados os 60 anos do falecimento da fundadora do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), a Madre Maria de Jesus.

Madre Maria de Jesus

Muitas gerações fizeram parte da história dos itabiranos, desde 1923. O acervo foi criteriosamente selecionado para reviver memórias desta missão. A exposição é realizada em parceria com a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com curadoria de Solange de Alvarenga. Estiveram presentes pais, estudantes e ex-alunos, o pároco Adriano Mendes de Pinho, representando a Diocese Itabira-Cel Fabriciano, entre outros.

Também prestigiaram: o vereador Júlio Rodrigues, Irmãs da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e seu vice-prefeito Marco Antônio Gomes. Este, enfatizou com carinho que seus dois filhos estudaram no CNSD, e como os ensinamentos aliados aos valores cristãos foram importantes para a formação do caráter de cada um.

O CNSD homenageou colaboradores e apresentou o Hino do Centenário, escrito pela Irmã Marlene Silva. “A mostra traz junto à memória da educação de Itabira, pois o Colégio e nosso Poeta Carlos Drummond de Andrade, que lecionou nesta escola, são importantes ícones da educação Itabirana. O CNSD é uma escola forte que sobreviveram esses 100 anos, influenciou na arte em nosso município e vem transformando vidas até hoje”, ressaltou a curadora Solange de Alvarenga.

O sentimento foi de gratidão pelo legado das Madres Maria de Jesus e Maria Miguel, por florescer o ideal de educação. “Celebramos os 100 anos do CNSD e ainda hoje, o ideal de Madre Maria de Jesus continua nos inspirando, e a todos os nossos colaboradores que abraçam esse carisma conosco, e que nos impulsiona,” comemorou a Irmã Valdeci Alcântara de Oliveira, Presidente da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.

Irmã Valdeci Alcântara de Oliveir. Fonte: CNSD

A diretora Giselle Drumond ressaltou que o CNSD comemora 100 anos, e está em plena evolução, atento ao mundo contemporâneo, cada vez mais conectado, proporcionando educação de excelência, no novo mundo em constante transformação. “Essa exposição foi preparada com muito carinho e demonstra uma parte do legado de Madre Maria de Jesus que continua se perpetuando até os dias atuais,” afirma a gestora da instituição.

O prefeito Marcos Antônio Lage parabenizou o CNSD e enfatizou a importância que a instituição tem para a cidade, e que, agora, faz parte do acervo do Museu de Itabira. “A celebração do centenário do Colégio se confunde com a história de Itabira emancipada. Mostra a história de referência para a educação e essa exposição confirma muito a vocação da cidade educadora, que Itabira sempre teve”, pontuou no evento realizado na praça do Centenário.

Professores João Carlos e Ângela Inácio, com os alunos. Fonte: CNSD

O evento recebeu apresentação teatral de alunos, contando de forma lúdica a história desde a chegada da Madre Maria de Jesus ao Brasil, até os dias atuais. O roteiro e direção foram dos professores João Carlos e Ângela Inácio. “O CNSD agradeceu a Prefeitura de Itabira, a Diretora do Museu, Vanesa Faria, e os colaboradores que trabalharam para que essa exposição, sonhada com muito carinho, se tornasse realidade,” disse a publicação da instituição centenária.

Material audiovisual

Um documentário audiovisual sobre os 100 anos do CNSD, produzido por Rafael Portilho, pode ser conferido no Museu de Itabira, e retrata com intimismo as lembranças e as memórias. “A diretora Giselle Drummond convida a todos para visitar essa mostra e viajar no tempo revivendo importantes momentos dessa história centenária de missão e amor pela educação que permanece viva,” concluiu o comunicado do CNSD.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *