Como profissionais da saúde evitam incompatibilidade nas finanças

Erros na contabilidade da clínica, consultório ou no lançamento de atendimentos podem trazer muitos prejuízos para médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde. Lamarque Santos, sócio da Conta Medical, explica quais são os erros mais comuns desses profissionais liberais em seus consultórios e clínicas. Um dos problemas mais comuns que desequilibram a saúde financeira de seus negócios é o desconhecimento do correto e mais proveitoso enquadramento tributário.

Não saber qual é melhor regime de tributação é nocivo, porque isso determina quais impostos devem ser pagos pelas atividades desenvolvidas. E também impacta na apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Além de pesar no bolso, o enquadramento inadequado pode provocar problemas como autuações, multas e outras penalidades. Profissionais que não tratam corretamente a organização societária, podem ter sérios prejuízos.

Caso o modelo de trabalho envolva a sociedade de um ou mais profissionais, é preciso estabelecer, além do contrato social, um acordo societário, e dar o devido lastro legal à integralização de capital (entrega dos valores prometidos na emissão do contrato social), evitando muitos transtornos. O campeão dos erros, e um dos que mais causam dor de cabeça aos profissionais da saúde é misturar despesas da pessoa física (do profissional) com as da pessoa jurídica (consultório/clínica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *