Saae: servidores como principal fragmento da história de quase sete décadas

Foto: Reprodução Site do Saae

No sábado (20), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) completou 68 anos atuando na oferta de água e no saneamento básico de Itabira. Desde a criação da autarquia, em 1955, muitas transformações aconteceram. A prestação de serviços de abastecimento e tratamento de esgoto precisou acompanhar a expansão territorial da cidade, envolvendo muitas pessoas ao longo destas quase sete décadas.

Foto: Ascom/Saae

Dois terços da vida de Adilson Araújo Pinto, com 54 anos, estão totalmente relacionados com o Saae. Ele foi admitido em outubro de 1987, aos 18 anos, por influência do pai, também servidor da autarquia. “Meu pai foi um dos primeiros funcionários do Saae, foi o sexto ou sétimo. Eu entrei aqui em 1987 e tive a oportunidade de trabalhar três anos ao lado dele. Só quero sair daqui aposentado. Comecei como auxiliar de bombeiro hidráulico,” comentou.

Adilson Araújo. Foto: Ascom/Saae

“Naquela época eu era pedreiro, mas não tinha essa vaga disponível naquela época. Logo no primeiro mês eu pensei em desistir. O serviço era muito pesado, não tinha as máquinas que temos hoje. Mas eu venci. Em 1991 eu passei para o cargo de pedreiro e assim fui seguindo minha carreira no Saae. Fui encarregado, supervisor, coordenação e hoje estou na fiscalização. Agradeço muito ao Saae pelas oportunidades que tive”, declarou Adilson.

Vista lateral da sede do Saae

Romero Castanheira é torneiro mecânico e está no Saae há 28 anos. Suas atribuições estão ligadas à manutenção de equipamentos e reparos. Mas também já teve oportunidades de crescimento profissional ao passar por setores estratégicos, entre eles: eletromecânica e sala de controle, por seis anos em cada. “Gosto muito de trabalhar aqui. Cheguei em 1995, encontrei uma organização muito boa e bem estruturada,” destacou o colaborador.

Romero Castanheira. Foto: Ascom/Saae

“Fala-se tanto que água é vida, da importância da água. Isso é muito bonito, mas poder vivenciar o processo para que chegue nas casas, desde a captação, passando pelas etapas de tratamento. Os esforços e trabalhos para disponibilizar água de qualidade é muito grande, é muita responsabilidade. Então, para mim é uma dádiva poder estar no Saae esse tempo todo”, afirmou Romero Castanheira.

ETA Pureza. Foto: Saae Itabira

Ana Paula Ribeiro Farias, aprovada em um concurso entrou no Saae em fevereiro de 2008. Recém formada em Administração de Empresas, ainda não tinha experiência, e foi no Saae que aprendeu muito do que sabe. Trabalhou em vários setores, como no de Atendimento e de Engenharia. Há dois anos está no departamento de Compras, área responsável por adquirir os insumos, bens e produtos essenciais para o funcionamento da autarquia.

Ana Paula Frias. Foto: Ascom/Saae

“A água é um fator que influencia na saúde da população. Em qualquer setor que eu estiver, faço o melhor para que meu trabalho possa refletir positivamente na população. O Saae me ofereceu uma oportunidade de crescimento muito grande. Quando entrei aqui era recém formada, não tinha muita experiência. Mas consegui superar e obter resultados positivos em todos os desafios,” lembra Ana Paula Farias, administradora do departamento de Compras.

Rogério Batista. Foto: Ascom/Saae

Rogério Luiz Batista chegou ao Saae em fevereiro de 2011 como leiturista. Por dez anos, percorria os bairros fazendo a medição do consumo mensal, orientando e sanando as possíveis dúvidas dos clientes. Atualmente, trabalha no Almoxarifado. “É muito gratificante saber que faço parte de uma empresa que presta um serviço essencial, que é o abastecimento de água, e que está nas casas de toda a população no dia a dia”, comentou.

Igor Gonçalves. Foto: Ascom/Saae

Igor Gonçalves Araújo, 24 anos, foi admitido no concurso de 2019. Assumiu no ano seguinte com artífice na manutenção preventiva e corretiva na rede de água. Depois, promovido a encarregado de manutenção e reparos, atual responsável pela Programação, Planejamento e Controle (PPC). “Para mim é gratificante poder trabalhar no Saae, uma empresa tão importante para o desenvolvimento de Itabira, e qualidade de vida”, disse Igor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *