Senac recebe apoio de itabiranos contra proposta de lei que pode minar “Sistema S”

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) assim como o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) integram o “Sistema S”, desenvolvedor de talentos, qualificação e encaixe de pessoas no mercado de trabalho, por meio do ensino. Tramita em discussão federal na Câmara dos Deputados, e no Senado, mudança que pode impactar o “Sistema S”, e se estes dispositivos entrarem em vigor há risco de encerramento das atividades em mais de 100 cidades, como Itabira, além de 3,6 mil demissões.

Na terça-feira (16), na praça Acrísio Alvarenga, houve manifestação do “Dia S” com alunos e colaboradores. Vestidos de preto, os participantes do ato conseguiram apoiadores que assinaram petição, presencial ou por link, para fortalecer o pedido de barrar a proposta de mudança, que pretende direcionar recursos federais do Senac para a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Para acessar o abaixo assinado online clique aqui.

Desde que o Projeto de Lei foi apresentado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e as entidades vinculadas, vêm alertando sobre os prejuízos da proposta de investir na Embratur para promover o turismo no exterior. A votação que ocorreria nesta quarta-feira (17) foi suspensa, provavelmente com o impacto do “Dia S” e a mobilização que recebeu apoio amplo em todas as cidades onde foi realizada, principalmente de docentes e discentes, além da sociedade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *