Aifa é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Estadual

Loja da Aifa

A Associação Itabirana Fazendo Arte (Aifa), foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública de Minas Gerais, através de Projeto de Lei do deputado Tito Torres, em 12 de maio. Assim, aqueles que produzem crochês, panos de pratos, licores, geleias, bolsas em tecidos, conservas, toalhas bordadas e muitos outros itens artesanais, poderão firmar convênio com o Estado.

“É de muita importância para a associação este documento que é a certificação estadual. Nós já temos a municipal e logo depois vamos tentar a certificação federal. São documentos fundamentais para que nós possamos participar de projetos com verbas estaduais e federais. Ficamos muito felizes. Agora sim, as portas vão se abrir”, conta Sheila Kimura, presidente da instituição.

Sheila Kimura (D). Foto: Arquivo

“Que honra fazer a diferença para a Associação através do meu trabalho parlamentar. Sabemos que esse título traz ainda mais reconhecimento e credibilidade para a Aifa. Além disso, permite que a instituição firme convênios com o Governo do Estado e reivindique isenção de pagamentos de taxas e impostos. Desejo vida longa e prosperidade para a entidade”, diz Tito Torres.

Tito Torres. Crédito: Daniel Protzner

O foco da Associação está voltado para a criação de artigos de necessidades diárias como itens de cozinha, de decoração, de gastronomia dentre outros. Também produzem presentes para uso pessoal e, principalmente, souvenires. O trabalho da Aifa contribui para a geração de renda e para a divulgação da cultura local e da história de Itabira, reunindo diversas atividades artesanais.

“A Associação Fazendo a Arte é uma entidade de grande importância tanto para a capacitação de pessoas, através das oficinas, quanto para dar oportunidade para os artesãos locais comercializarem seus produtos. Além disso, contribui para a preservação da nossa cultura, já que o artesanato tem a cara de Itabira”, explicou a vereadora Rosilene Félix, que intermediou contato com o deputado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *