Saiba como adota medidas preventivas e corretivas em casos de assédio no trabalho

O assédio no ambiente laboral aparece de várias maneiras. O moral caracteriza-se quando o agressor submete a vítima a situações degradantes, humilhantes e constrangedoras, em comportamentos como: gritar ou xingar, exigir tarefas impossíveis, obrigar o colaborador a trabalhar em ambiente inadequado, limitar acesso a recursos, e espalhar boatos. O de cunho sexual se manifesta por ofensas, palavras, gestos, insinuações e convites de caráter inapropriados, que pretendem levar a vítima a ter contato sexual com o agressor, com ameaça da perda de emprego ou posição na organização.

A área de Recursos Humanos (RH) da organização têm um papel fundamental nestes cuidados. Sendo responsáveis por seus trabalhadores, é imprescindível que esses departamentos criem, em primeiro lugar, uma cultura organizacional que previna o assédio e, em segundo, regras para manejo caso a irregularidade venha a ser identificada. As lideranças na organização, como gerentes, supervisores e pessoas com cargos mais estratégicos, devem ser os promotores dos valores da empresa e funcionar como pontos de referência para a resolução de problemas.

Estes atores são pontos de articulação e consolidadores da cultura organizacional, e devem partir o exemplo e o suporte, quando o assunto é ética e integridade. Nesse sentido, o trabalho preventivo do assédio no local do trabalho deve basear-se numa cultura de comunicação e feedback muito sólida, em que assuntos delicados são tratados de forma aberta e na qual o Código de Ética está sempre em pauta. Tão importante quanto as instruções técnicas de trabalho são as instruções éticas, a forma que devem se dar as relações, os valores morais necessários à convivência e as tarefas cotidianas.

Pessoas em papel de liderança devem agir de forma ética e participar dos processos de capacitação e treinamento. Quanto à abordagem corretiva, os líderes têm de estar preparados para acolher questões, queixas e mediar conflitos. E, quando necessário, orientar seus subordinados a recorrer aos instrumentos adequados para formalizarem uma denúncia. Casos de assédio são frequentemente perpetrados por pessoas em posição hierárquica superior e, por isso, o Canal de Denúncias torna-se a solução mais efetiva (e agora obrigatória).

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