Data Internacional da Enfermagem comemorada em 12 de maio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência internacional causada pela covid-19. O resultado contou, desde o início da pandemia, com a atuação de diversos profissionais de saúde, em especial, da enfermagem, na linha de frente no combate ao coronavírus. Após mais de três anos em estado de emergência, neste dia 12 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional da Enfermagem e o fim da pandemia.

“Em meio à crise sanitária, a enfermagem foi uma das áreas que ganharam mais destaque. A programação nada mais é do que o reconhecimento pelo trabalho intenso nos cuidados com os pacientes, não só durante a pandemia, mas em todos os dias do ano. Ações como essa dão apoio aos enfermeiros na execução de suas atividades diárias”, explicou Karyne Mello, diretora assistencial da unidade hospitalar.

Ela destaca os profissionais da enfermagem como espinha dorsal do sistema de saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que metade dos trabalhadores de saúde atua na enfermagem. “A contribuição se deu em diversas frentes, desde a manutenção do contato entre paciente e seus familiares, até a realização de testes dos imunizantes, e das vacinas”, completa Karyne Mello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *