Dias 19, 20 e 21 de maio, Itabira recebe MIMO Festival, com Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes. Crédito: Twitter/Folha de São Paulo

Um dos maiores eventos culturais gratuitos de música do país, completa 20 anos e chega à Itabira

O MIMO Festival será realizado em Itabira, de 19 a 21 deste mês. Além de shows gratuitos nos três dias, o evento contará com workshops, Fórum de Ideias, Mostra de Cinema e Chuva de Poesia. A programação vai reunir um mix de artistas brasileiros e internacionais, como Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Simone Mazzer, Don Letts, Jupiter & Okwess e o grupo Gilsons, Orquestra de Câmara da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), entre outros grandes nomes no 20o aniversário da atração artística completado em 2023. O evento pela primeira vez na cidade de Drummond tem parceria com o Instituto Cultural Vale (patrocínio master), Prefeitura de Itabira e FCCDA.

Com 57 edições em sua história, MIMO já visitou mais de 12 cidades brasileiras e na Europa, assistido por um público estimado superior a dois milhões de pessoas, com a marca principal, de propiciar a liberdade artística, valorizando a memória, e trazendo inovação. Já foram realizadas cerca de 500 apresentações musicais, em mais de cinco mil horas de música, ocupando o patrimônio histórico e natural das cidades por onde passa. Além das cidades históricas, como Ouro Preto e Tiradentes, o festival acontece desde 2016 em Portugal. Em 2017, O MIMO dedicou a edição para mulheres e homens trans, mostrando o tom vanguardista, reconhecido por trazer ao público, artistas mundialmente famosos, e também aqueles desconhecidos.

O Prêmio MIMO de Música revelou talentos consagrados. “É um desafio e um prazer enorme realizar cada edição do MIMO, pois, além da importante colaboração dos patrocinadores, é preciso muita dedicação e assertividade. Manter um evento gratuito com esta qualidade artística, oferecendo o que há de mais interessante na cena musical do Brasil e do mundo na atualidade, sejam as novas tendências ou artistas consagrados, requer perseverança e muito suor, meu e de toda a equipe”, afirma Lu Araújo, idealizadora e diretora do MIMO Festival. Pela primeira vez para Itabira, o grupo Gilsons, filho e netos de Gilberto Gil, será uma das atrações do evento.

Entre as demais apresentações estão: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo, Simone Mazzer, Don Letts, e Jupiter & Okwess, e Orquestra de Câmara da FCCDA, além de grandes outros nomes. Os shows serão no teatro da Fundação Cultural e na Concha Acústica, enquanto o concerto do violonista português Manuel de Oliveira será na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O MIMO em Itabira contará com workshops; Fórum de Ideias, mediado pela jornalista Chris Fuscaldo; Mostra de Cinema; Chuva de Poesia; e um Roteiro Afetivo, que terá como ponto de encontro a Casa do Brás e visita guiada no Centro Histórico pelos Drummonzinhos.

A Mostra de Cinema trará filmes com temática musical, como “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor”; no Espaço Cinemax. A Chuva de Poesias, será nos dias 20 e 21 de maio na Casa de Carlos Drummond, com poemas femininos que fazem parte da literatura, como Alice Ruiz, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Adriana Versiani dos Anjos e Ana Martins Marques. “Para Itabira é uma felicidade imensa receber o MIMO. Somos a Terra de Drummond, e da poesia e cultura. É fundamental para a nossa cidade. Itabira está de braços e corações abertos para receber todas as oportunidades do MIMO”, afirma o prefeito, Marco Antônio Lage.

Demais fotos: Flickr/Mimo Festival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *