Vale: oito das 18 barragens a montante que serão eliminadas, estão em obras 

Obras de descaracterização das barragens Grupo e Área IX, ambas na mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), começaram. Agora, oito das 18 estruturas a montante da Vale que ainda serão eliminadas já tiveram as obras iniciadas. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 12 (nove em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a 40% do total.

A previsão da empresa é concluir a eliminação da 13ª estrutura ainda em 2023, até o mês de dezembro. As atividades para descaracterização da barragem Grupo começaram em abril. A estrutura já estava inativa desde 2019 e passou por uma campanha de testes e investigações geotécnicas para aumentar a segurança durante a fase de obras.

O conteúdo do reservatório será removido, bem como os alteamentos a montante até o dique de partida da estrutura. A atividade está sendo executado por meio de equipamentos operados remotamente, o que garante a segurança dos trabalhadores. A previsão de conclusão dos trabalhos é em 2025. Ao todo, 200 empregos, a maioria da região, devem ser gerados.

As obras na barragem Área IX também começaram. Neste caso, os trabalhos serão executados por equipamentos convencionais, uma vez que a estrutura tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva vigente e não há moradores na sua Zonas de Autossalvamento. A estrutura passará por obra de reforço e, posteriormente, será realizada a remoção parcial do seu conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *