Maio Roxo em Itabira: AMDII promove eventos de consientização e apoio à pacientes

Estamos no mês de maio, que com a cor roxa, traz o debate sobre Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), denominação para um grupo de distúrbios inflamatórios crônicos de causa desconhecida, envolvendo o trato gastrointestinal, e estão divididas em dois grupos principais: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A Doença de Crohn pode acometer  qualquer parte do intestino, da boca ao ânus. Na Retocolite Ulcerativa é a inflamação afeta o intestino grosso. Ambas não têm cura, mas tem tratamento.

Aproximamente 80% dos pacientes com DII  têm a sua vida afetada, algumas delas, sem saber que têm a enfermidade. O diagnóstico precoce pode proporcionar melhor qualidade de vida para os pacientes. Quase 30% das pessoas portadoras, sentem discriminação no ambiente de trabalho. A Associação Mineira de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) foi criada em 2002 em Belo Horizonte, com o propósito de interação, e auxílio aos portadores das infermidades inflamatórias intestinais.

A AMDII tem como presidente, a enfermeira Bruna Diniz. Ela explica que o movimento foi inicialmente denominado Grupo de Apoio aos Portadores de DII (GADII), mas teve nome modificado em função do registro civil para Associação em âmbito estadual, e entidade civil sem fins lucrativos. “Detemos o título de utilidade pública municipal e estadual. Realizamos reuniões e eventos periódicos onde são discutidos temas de  interesse sobre as doenças, e de caráter administrativos,” destaca Bruna Diniz.

Bruna Diniz

“Contamos com apoio psicológico, atenção farmacêutica, núcleo jurídico e parcerias. Num esforço conjunto, buscamos resolver as demandas dos pacientes. Chegamos em 2023, já com 21 anos de trabalho, reconhecida como entidade pública. É mérito da AMDII o fato de Minas ser o primeiro Estado a instituir a Semana Estadual das DIIs. Em Itabira, a legislação própria de  2017, criou políticas públicas para portadores. Uma iniciativa da AMDII,” informa a presidente.

A programação em Itabira, prevê no sábado (6), 17h, evento de empoderamento na Clínica Versato, com roda de conversa, compartilhamento de experiências e coffee break. No dia 13 de maio, entre 8h e 12h, conscientização na Feira Livre dos Produtores Rurais de Itabira, no espaço multiúso Etelvino Avelar, na rua Duque de Caxias, bairro Esplanada da Estação, com profissionais multidisciplinares, distribuindo panfletos, brindes e ainda atração musical.

No dia 16, a partir de 14h uso da tribuna da Câmara Municipal  de Itabira, para destacar apoio e os desafios na vida do portador de DIIs. E finalmente em 20 de maio, entre 9h e 12h, evento de empoderamento, com a manhã de palestras, também envolvendo equipes multidisciplinares em gastroenterologista, coloproctologista, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista, com  coffee break para portadores, seus familiares e acadêmicos da  área da saúde.

A diretoria AMDII é formada por pessoas com a Doença de Crohn, ou a Retocolite Ulcerativa. O trabalho é totalmente voluntário, e todos os eventos realizados pelo grupo são abertos para a comunidade. “Nosso trabalho precisa alcançar o maior número possível de municípios mineiros e, para isso, a ajuda de voluntários e instituições é muito bem-vinda,” concluiu Bruna Diniz. Os interessados podem fazer contato através do e-mail bruna.diniz@amdii.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *