Tropeirismo: começa Festival em Ipoema, com Seminário Nacional

Nesta terça-feira (25) foi dada a largada para as atividades do 2° Festival da Cultura Tropeira de Itabira, realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Durante a abertura do evento na frente do Museu do Tropeiro, autoridades locais e do município, além de representantes da comunidade e visitantes, estiveram presentes. Na oportunidade, um cortejo foi realizado com os alunos da rede pública de Ipoema para homenagear os tropeiros e toda a potência da história oral presente na região.

Houve as apresentações das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicotes e as Trovadoras. “Ano passado conseguimos aprovar o projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal para tornar obrigatório o ensino do tropeirismo nas escolas públicas de Itabira. Tenho muito orgulho da minha terra ter esse legado, essa tradição e precisamos olhar para isso. A cultura tropeira precisa também ser valorizada para o fortalecimento do turismo local”, destacou o prefeito Marco Antônio Lage, durante pronunciamento no evento de abertura.

Ele recebeu das mãos do presidente do Núcleo de Amigos da Terra e Água (NATA), Carlos Solera, parceiro no Seminário Nacional da Cultura Tropeira, a Comenda “Tropeira Brasil”, importante comenda de reconhecimento na valorização tropeira. Nomes importantes participaram de palestras no Seminário Nacional da Cultura Tropeira: Charles Moraes de Lima, Eloi Zanetti e Valter Fraga Nunes, que falaram sobre “Cultura Tropeira como Patrimônio Nacional”. A programação é gratuita e continua até o dia primeiro de maio.

Eleni Cássia, ex-diretora do Museu do Tropeiro e integrante do NATA, falou sobre a necessidade de sempre envolver as escolas com a história tropeira para garantir o conhecimento para as gerações futuras. “O Museu do Tropeiro foi escolhido pelo seu acervo incrível, além da vocação espontânea para preservar o tema. Todo esse trabalho é resultado de muito estudo e pesquisa”, disse Eleni, que na oportunidade, também palestrou sobre o tema “Mineração e Tropeirismo em Minas Gerais”.

Fotos: Prefeitura de Itabira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *