Compartilhamento de energia solar pode gerar descontos na conta de luz

Foto: Divulgação

Segunda maior fonte de energia do país, a energia solar garante o acesso à energia sustentável e econômica. Ela é perfeita para quem deseja economizar e ainda ajudar o planeta. Mas um dos gargalos para a adoção em massa dessa fonte de energia é que 75% das unidades consumidoras não têm capacidade técnica para receber sistemas de geração fotovoltaica. Modelo de compartilhamento de energia solar pode gerar até 15% de desconto na conta de luz. Foi de olho neste mercado que os sócios Felipe Mattos e Felipe Figueiredo criaram a Reverde, empresa que tem como missão ofertar energia mais limpa e mais barata para quem não quer ou não pode investir na instalação de placas fotovoltaicas no telhado ou em área própria para isso.

A empresa, que nasceu em 2022 e atua com o modelo de compartilhamento de energia solar em Minas Gerais, e outros quatro Estados, pretende atingir a marca de 70 mil consumidores atendidos até 2024 e, em cinco anos, o objetivo é estar presente em milhões de lares brasileiros, em um universo de 80 milhões de residências. Para Felipe Mattos, com as tarifas de energia cada vez mais caras e representando um grande impacto nas contas do mês, essa alternativa se torna extremamente atraente para o consumidor. “Nós acreditamos em um crescimento expressivo para os próximos anos porque oferecemos uma solução que ajuda o consumidor a economizar de forma simples, inteligente e imediata”, afirma Felipe Mattos.

Por meio da assinatura, uma espécie de aluguel de créditos de energia, o consumidor pode obter um desconto médio de 15% na conta de luz. Por exemplo, uma residência com consumo médio mensal de R$ 200,00 mês na área de concessão da Cemig, distribuidora que atua em Minas Gerais, compra créditos de uma empresa de energia solar por assinatura que atue também na área da Cemig. A empresa contratada “injeta” na rede a energia solar gerada e os créditos são abatidos da conta do consumidor. No modelo, o consumidor fica livre da bandeira tarifária, um benefício estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para estimular a produção de energia limpa próximo aos locais de consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *