Como não se descuidar do atendimento presencial em um mundo cada vez mais digital

Crédito: Ikesaki/Adobe Stock

O grande volume de investimento nas áreas de marketing digital leva muitas empresas a pensarem que aí está toda a solução dos problemas, mas isso não é real. Na era tecnológica, muitas empresas esquecem que a verdadeira primeira impressão se dá no contato direto, ou seja, no primeiro atendimento. Esses bilhões podem ser gastos inutilmente se não houver uma equipe qualificada para o atendimento. Ou seja, por mais que se tenha um bom site ou uma rede social moderna, primeira impressão física é a que fica, e tudo tem início já na recepção com a segurança necessária, a limpeza do espaço e a simpatia para entender e atender à demanda.

Para muitas empresas, a simplificação desse tipo de atendimento se dá pela terceirização. “No mundo atual, de modernidade e praticidade, muitas empresas buscam alternativas para essa melhoria. Uma delas é a terceirização de serviços como recepção, limpeza e segurança. Quando você terceiriza uma atividade para uma empresa que sabe desenvolvê-la, ganha tempo e eficiência no processo”, avalia Humberto Watanabe, sócio da empresa Ghaw Serviços Gerais. No entanto, os riscos existem, havendo a necessidade de manter a convergência no atendimento da empresa é fundamental. Contudo, os riscos podem ser minimizados com a busca de uma qualificação cada vez maior dos profissionais.

“A busca da satisfação dos clientes por meio de um atendimento adequado deve ser um mantra nas empresas. Lembrando que isso vai muito além de apenas ter bons produtos ou serviços. É preciso um atendimento personalizado e humanizado. Uso sempre a premissa de que é preciso se colocar no lugar do outro (cliente), pensando em como gostaria de ser atendido. Nesse ponto, as terceirizadas podem potencializar os resultados, pois têm foco e capacitam as pessoas para isso”, orienta Humberto Watanabe. Hoje é preciso se preocupar com cada detalhe para uma boa receptividade dos clientes, seja em atendimento telefônico, on-line, por e-mail ou no atendimento presencial.

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