Gratuitamente “Resolve Aqui Una” realiza mediação e conciliação de conflitos

“Resolve Aqui Una”. Foto: Centro Universitário Una/Divulgação

O projeto “Resolve Aqui”, desenvolvido pela Una Itabira, tem o objetivo de promover conciliações entre duas ou mais partes sem levar ao judiciário. A intermediação gratuita é voltada para toda a população de Itabira. Interessados em realizar conciliações de conflitos, como partilha de bens, acidentes de trânsito, demissão, relações de consumo, questões de vizinhança e outros, sem levar o embate ao Poder Judiciário, têm a oportunidade de se inscrever até 16 de junho.

O projeto, que é articulado por estudantes dos cursos de Direito e Psicologia, com a supervisão de professores, na mediação entre duas ou mais partes envolvidas em conflito, para se chegar a um acordo em comum. O objetivo é desjudicializar demanda facilmente resolvida através de uma boa conversa. A conciliação é considerada como a melhor forma de resolução de conflitos pelos profissionais de Direito, por ser mais rápida, barata e eficaz do que um processo judicial convencional.

E ainda, pacífica, por se tratar de um ato espontâneo, voluntário e de comum acordo entre as partes. O projeto também contribui para o aprendizado dos discentes em relação aos métodos alternativos de solução de conflitos, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional em múltiplas áreas do conhecimento, com geração de impacto para as comunidades; e para o desafogo do alto número de demandas processuais no Poder Judiciário.

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição e aguardar o agendamento. Conforme a organização da ferramenta, o primeiro atendimento será pelo e-mail: resolveaquiuna2023@gmail.com, com envio de documentos: cópias da carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço, considerando que o projeto é voltado para moradores de Itabira. Os atendimentos presenciais serão realizados mediante agendamento prévio, no campus do Centro Universitário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *