Lançamento de selo especial “Moedas Brasileiras”

Fonte: Correios

Desde quarta-feira (12), os Correios comercializam a emissão filatélica postal Especial Moedas Brasileiras. O tema representa o trabalho, as conquistas e os sonhos do povo tendo como base a palavra “moeda”. Nesse contexto, existem dois significados para o termo. Ela pode significar peças geralmente redondas e metálicas, emitidas com autorização legal, que possuem inscrições, desenhos e um valor facial cunhado. De outro lado, empregamos a palavra moeda para significar o padrão monetário, ou seja, o nome do dinheiro usado no país.

Desde a antiguidade, governos confrontam-se com a inflação. O aumento do custo de vida, a perda do poder aquisitivo dos salários e a desvalorização do dinheiro foram sempre questões a serem resolvidas. Diversas medidas podem ser adotadas para combater a inflação. Entre elas estão as reformas monetárias, que alteram os padrões utilizados, o “dinheiro”, com a finalidade de converter valores e criar uma transição entre o velho e o novo. As mudanças de padrão monetário possuem, sobretudo, uma função simbólica.

O “novo” dinheiro procura sempre credibilidade, sem a qual nenhuma política econômica é capaz de legitimar-se e obter o apoio necessário junto à população. Ao longo de sua história, o Brasil já teve 9 padrões monetários diferentes. Por 300 anos, durante a Colônia e o Império, surgiram diversas reformas, mas a moeda continuou com o mesmo nome: real, unidade monetária portuguesa, mais conhecida por sua forma plural réis. O novo conjunto de selos apresenta-se como uma amostra de diferentes padrões monetários brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *