Dignidade Menstrual: estudantes de 13 e 17 anos receberão 24 absorventes por mês em Itabira

Lançamento do Programa de Dignidade Menstrual. Foto: Prefeitura de Itabira

Mais de 24,5 mil absorventes serão distribuídos mensalmente a partir desta quinta-feira (13) às alunas das escolas municipais de Itabira. A Prefeitura de Itabira lançou o programa de Promoção da Dignidade Menstrual. O objetivo é fornecer gratuitamente os itens higiênicos femininos para estudantes de 13 a 17 anos de idade. O evento aconteceu na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça e contou com a presença das secretárias municipais responsáveis pelo programa.

Prestigiaram o lançamento, as secretárias: Clarissa Santos Lages (Saúde), Nélia Aparecida Jerônimo Cunha (Assistência Social), e Laura Santos Souza (Educação), além da médica Ana Luiza Alvarenga que palestrou sobre a saúde da mulher. O programa, regido por intermédio de Decreto Municipal prevê diretrizes para a promoção da dignidade menstrual. Para viabilizar o fornecimento gratuito dos absorventes, anualmente uma relação atualizada com o nome de todas as usuárias a serem beneficiadas será atualizada.

Está relação deve seguir critérios: idades entre 13 e 17 anos (com início no mês após a data de aniversário de 13 anos e término no mês de aniversário de 17 anos), condição socioeconômica e de vulnerabilidade da usuária contemplada, com base nos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do CadÚnico. O programa de Promoção da Dignidade Menstrual é uma iniciativa da Prefeitura de Itabira, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS), e Educação (SME).

“No Brasil a, cada dez pessoas que menstruam, quatro delas vivem a situação de pobreza menstrual. A cada quatro crianças que menstruam, uma perde a aula pois não tem acesso a esses produtos. Itabira segue a tendência de um debate que é mundial e nacional e ao cumprir essa Lei que é uma Lei Municipal e a prova disso é a recente regulamentação das leis que instituem o programa de promoção a saúde menstrual do Governo Federal e do Governo Estadual”, disse Clarissa Santos, gestora da SMS.

A ação busca, além da distribuição gratuita dos absorventes higiênicos, proteger e promover a saúde menstrual, orientar sobre os cuidados básicos no período e combater a evasão escolar no município, uma vez que muitas meninas deixam de ir à escola por falta do item higiênico. “É importante a gente entender também que a ausência desse produto acarreta a perda de laços sociais, a perda da liberdade, do direito de ir e vir”, concluiu Clarissa Santos. Cada aluna receberá um kit contendo 24 unidades de absorventes higiênicos por mês.

“Uma educação de qualidade permeia todos os setores do governo. E também estarmos atentos a todas as necessidades das nossas alunas. E ter acesso à escola durante o período menstrual é uma necessidade, uma realidade e um direito das nossas alunas. A evasão escolar acontece por vários motivos e um deles é quando nossas alunas não conseguem adquirir o absorvente para poderem estar na escola nesse período”, disse Laura Souza, titular da SME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *