Pesquisa indica que 63% dos consumidores pretendem ir às compras para a Páscoa

Pesquisa da empresa de inteligência analítica Boa Vista, feita com cerca de 500 entrevistados em todo o Brasil, constatou que 80% dos consumidores têm o hábito de comprar em ao menos uma das datas comemorativas do varejo, sendo que 37% consomem na maioria das datas. Para a Páscoa, 63% pretendem fazer compras (eram 34% em 2022). Na comparação ano contra ano, houve um aumento de 29 pontos percentuais entre os consumidores que tinham a intenção de ir às compras em 2022 e os que pretendem ir às compras na Páscoa deste ano. Os que não farão compras na data somam 37%.

A Boa Vista também perguntou qual a expectativa dos consumidores recorrerem a linhas de crédito para ampliar o consumo na Páscoa, 52% não o farão e outros 25% responderam que, provavelmente, não o fariam isso. Os demais, 23% farão e, entre esse grupo 25% farão com intuito de pagar dívidas já existentes e outros compromissos financeiros, além das contas de supermercado.

“O aumento na parcela de consumidores que vão as compras se deve, provavelmente, à melhora observada nos números do mercado de trabalho ao longo do último ano, já que a taxa de desemprego caiu e a renda melhorou. Boa parte deles está pensando em pagar outras contas com estes recursos. Essa melhora nos números de emprego pode não ter chegado a esta parcela de consumidores, que sentem mais de perto o impacto da inflação e juros altos, priorizando não só o pagamento de outras contas, como também a compra de produtos de necessidade”, analisa o economista Flávio Calife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *