A busca por economia na Páscoa é uma realidade no dia a dia do consumidor brasileiro. Isso porque o aumento nesses itens tem se mostrado elevado ano após ano. Para mapear esses aumentos do preço médio, a InfoPrice fez uma análise dos itens de Páscoa no Brasil e por região do período de nove de março a três de abril de 2023; comparado com o período de 17 de março a 17 de abril, na pré-Páscoa de 2022.
O estudo aponta aumento de preço médio de Ovos de Páscoa em todas as regiões, alcançando o crescimento superior a 19%. “Tivemos dois anos de isolamento social, com isso, as vendas caíram muito e agora é momento de recuperação. Outro fator crucial para o aumento do preço desses itens é a instabilidade da inflação, que nos últimos 12 meses acumula alta de 5%,” aponta Daniel Lopes, officer (administrador) da InfoPrice.
O estudo foi realizado com a base de dados do maior painel de preços do país. O ISA (InfoPrice Survey Analytics) InfoPanel é um painel que acumula mais de 3 bilhões de dados de preço do varejo físico nacional e disponibiliza para profissionais de precificação a partir de planos gratuitos. Amanda Caravieri, Analytics Engineer, comenta que para esta análise foi necessário analisar também o histórico anterior.
“O InfoPanel possibilita consultas de dados dos últimos 90 dias. Porém, para esse estudo foi necessário analisar um histórico maior, desde o período pré-Páscoa de 2022,” explica Amanda. A análise mostra que houve aumento do preço médio dos ovos de Páscoa e bombons, com variação de 19% e 5%, respectivamente. O mesmo não ocorreu com as barras de chocolate e as colombas.
No período anterior à Páscoa de 2023, a categoria ovos de chocolate no varejo teve um aumento de 19,06% em comparação ao ano anterior no mesmo período. O preço médio dos ovos de Páscoa foi de R$ 46,23 para R$ 55,04. Os bombons também apresentaram aumento no preço, 5,13%, resultando em um preço médio de R$ 9,94 para R$ 10,45. As barras de chocolate apontaram queda na variação, com preço médio de R$ 7,76 (-13%).
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