Ranking de Transparência da Controladoria Geral da União, tem a Unifei no topo

O ranking de Transparência Ativa é ferramenta que aponta a capacidade do Estado em prestar contas proativamente, exigência da Lei de Acesso à Informação (LAI), que apresenta os parâmetros para serem seguidos. E objetiva o fornecimento de detalhes padronizados, sem a necessidade de solicitação prévia. “Quanto melhor e mais abrangente a Transparência Ativa, menor será o número de pedidos de informações públicas através da Lei de Acesso à Informação”, afirma a Autoridade de Monitoramento da LAI da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Vera Lúcia Braga da Silva.

Campus Itabira

A Controladoria Geral da União (CGU) disponibiliza um Guia de Transparência Ativa (GTA) atualizado com frequência para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, que traz o conteúdo mínimo que deve ser divulgado pelas instituições. O documento apresenta de forma clara e objetiva o que cada item deve conter e como as informações devem ser organizadas e distribuídas. A relação mínima contempla 12 tópicos com os títulos que, quando acionados, abrem informações pertinentes àquele tema central, que se subdivide em 49 itens.

Unifei 

O Sistema de Transparência Ativa, constante na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, portal on-line da CGU, está plenamente preenchido e atualizado com todas as alterações solicitadas, de modo que, desde meados de 2022, a Unifei ocupa o 1º lugar entre as Instituições Públicas, com 100% de cumprimento de itens em Transparência Ativa. A coordenadora do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Unifei, Paula Soares de Almeida, lotada na Ouvidoria, acompanha regularmente pela Plataforma Fala.Br as avaliações da CGU.

Periodicamente há avaliações que podem apontar alguma pendência, o que possibilita que a coordenadora do SIC solicite providências aos gestores responsáveis e atualize a informação. Esse trabalho contínuo e de vigilância proporcionou uma ótima avaliação no ano de 2022 à Unifei, que conseguiu finalizar o exercício cumprindo os itens que garantiram o topo no ranking. “Este resultado não é permanente, pois a avaliação da CGU ocorre frequentemente e depende da ação dos responsáveis, que devem manter as informações atualizadas e com fácil acesso,” afirma em nota a Unifei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *