Centro Estadual de Atenção Especializada atende 13 municípios
Foram apresentadas nesta quarta-feira (5), novas ferramentas de diagnóstico do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE): mamógrafo usado para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, e aparelho de ultrassonografia. Os agendamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão encaminhados ao local, com capacidade de atender diariamente entre 40 e 50 exames. A imagem em alta resolução vai oferecer mais segurança, interatividade e produtividade, para usuários de 13 municípios da microrregião de saúde.
“Serão aproximadamente cinco vezes mais mamografias realizadas que antes. Isso possibilitará zerar a fila de espera para este exame no CEAE em cerca de três meses. Tudo isso contribui bastante para o tratamento preventivo e precoce do câncer de mama, o tumor que mais mata mulheres em nosso país. É compromisso da gestão municipal ofertar à comunidade atendimentos de excelência e qualidade, por meio de profissionais capacitados e equipamentos com tecnologia de ponta”, comemorou a secretária de saúde, Clarissa Lages.
O aparelho de ultrassonografia realizará 36 exames semanalmente: 12 ultrassons de mama, quatro punções aspirativas e 20 exames obstétricos/ginecológicos. “Aqueles que já se consultaram com um mastologista, realizaram a mamografia e identificou-se a necessidade de complementação do exame e/ ou punções com a ultrassonografia para um diagnóstico mais objetivo e seguro. Possibilitando atender demandas de outras unidades, além da demanda proveniente do próprio CEAE,” disse a superintendente de Atenção em Saúde, Deisiane Andrade.
“A partir do momento em que o paciente não consegue realizar seu exame, a doença se agrava, podendo ficar mais caro para o sistema, o paciente vai sofrer mais e com riscos muito maiores para a vida desse paciente. Em Itabira, estamos investindo pesadamente na estruturação de toda a saúde pública, sendo nas reformas físicas, seja na aquisição de equipamentos e novas tecnologias, na valorização e capacitação dos servidores da saúde,” explicou o prefeito Marco Antônio Lage, no evento de entrega dos novos equipamentos no CEAE.
Os exames também serão em pacientes ginecológicos e em pré-natal de alto risco. Após essa contratação, será possível realizar mais de 60 exames semanais de ultrassonografia. Marco Antônio Lage ressaltou ainda o investimento do governo municipal na atenção primária. Para o prefeito de Itabira, nos últimos anos o Município investiu muito recurso na atenção terciária (hospitais) e pouco nas atenções primária e secundária, o que significaria esperar o paciente adoecer mais gravemente para receber cuidados médicos.
“Precisamos cuidar da nossa população antes que ela adoeça: é a saúde primária, dos Programas de Saúde da Família funcionando adequadamente, com médicos. Vamos cobrir muito bem a saúde primária e a secundária com estes exames, para que possamos propiciar mais qualidade de vida à população, para que a terciária seja mais racional. Não podemos esperar a pessoa adoecer para cuidarmos dela. É este o modelo de saúde que buscamos e já conseguimos avanços significativos em Itabira”, concluiu o prefeito municipal.
Fotos: Prefeitura de Itabira
Deixe um comentário